Hoje em dia é comum encontrarmos por aí os caçadores de wi-fi, pessoas que não conseguem ficar sem internet e que procuram as redes móveis de shoppings, restaurantes e lojas para se conectarem sem custos.
Em Santa Maria, há três anos, esse público, que não desgruda da internet, recebeu uma notícia boa. Foram disponibilizadas redes de internet sem fio na Praça do Mallet, na Avenida Liberdade, e no Calçadão Salvador Isaía, no centro da cidade. Mas atualmente os sinais foram desligados nos dois locais.
Em torno de um mês eu não consigo mais usar ela, está bem ruim , diz Álvaro Teixeira, vendedor.
Ele usava a internet gratuita no Calçadão para fazer contatos de trabalho. A estudante Jéssica Bortolussi também lamenta não ter o serviço:
Aparece que não é possível conectar, ele salva a rede, mas não conecta a internet. Às vezes a gente está na rua, tem que enviar trabalho, ver notas, acho muito importante ainda mais que Santa Maria é uma cidade Universitária diz.
Na Praça do Mallet havia até uma placa informando sobre o serviço, mas o material foi retirado.
O sinal era bom, mas já faz tempo que não consigo mais usar relata a manicure Andréa Quadros.
A prefeitura informou que os dois sinais eram mantidos por uma empresa de internet que presta serviços para o município. O diretor comercial da Ávato, Mario Gottfried, disse que a internet foi liberada como uma forma de cortesia. Como a sede da empresa era no Calçadão, a empresa resolveu abrir o sinal para a população que passava por lá. E na Praça do Mallet o serviço era oferecido porque um dos funcionários da empresa era militar.
BM aposta em tecnologia para frear a criminalidade em Santa Maria
Como a sede da empresa mudou de endereço a pouco mais de um mês, os sinais foram desligados, mas a Ávato tem a intenção de oferecer novamente o serviço de forma gratuita. Por isso, o diretor afirmou que está fazendo reuniões com a prefeitura para oficializar esse serviço através de uma parceria. Ainda não foi nada definido.A prefeitura informou que vai lançar nos próximos dias um projeto chamado de Cidade Digital, no qual prevê a abertura de novos pontos de sinal wi-fi em locais públicos de Santa Maria. A prefeitura ainda disse que está investindo em outro projeto que oferece acesso à internet para a população. São os Quiosques Digitais que estão sendo instalados em escolas, prefeitura e na rodoviária. Nesses locais está prevista a instalação de computadores para que a população possa acessar a internet.
"